Informações sobre o Elgg

Amig@s:

Acabo de entrar na comunidade. Sou editor de Outras Palavras (www.outraspalavras.net), um site sobre Política e Cultura. Queremos abrir uma rede social em que leitores publiquem textos e comentários sobre diversos temas. Conhecemos o Ning, do qual gostamos; mas optaremos, se possível, por uma ferramenta livre. 

Nosso requisito principal é a amigabilidade. Nossos leitores têm, em média, baixa disposição para dispositivos pouco intuitivos e estão acostumados às facilidades do Facebook. Pergunto a vocês: pensam que o Elgg pode, desde que bem configurado, ser um opção? Podem me indicar alguma rede criada com a plataforma e que tenha as características de que precisamos? Tem algum desenvolvedor em São Paulo, de preferência Centro, com quem a gente possa bater um papo a respeito?

Abração

Antonio (antonio@outraspalavras.net)

• Olá amigo!

Bom! Sobre o ELGG eu acredito que não deixe a desejar em relação a qualquer outra plataforma. Na verdade penso pelo tempo que eu trabalho com este script que a maioria dos outros é que não se equiparam, mesmo os pagos.

As vantagens são grandes: Código aberto, comunidade de programadores sempre crescente e milhares de plugins já desenvolvidos que atendem as necessidades da maioria dos projetos dos usuários.

Eu mesmo possuo vários outros scripts os quais testei, mas não achei amigáveis para desenvolvimento. Por isso resolvi desenvolver minhas plataformas de redes sociais usando como base o ELGG.

A flexibilidade deste script é muito grande e pode ser personalizado para atender a nossa demanda.

Já desenvolvi vários trabalhos diferenciados com ele e atualmente trabalho para a rede que desenvolvi para uma empresa de Santos SP o www.farobook.com.br. Já estamos com cerca de cinco mil usuários e crescendo sem problemas.

A rede ainda está em desenvolvimento pois comecei a trabalhar apenas a 5 meses criando ferramentas, desenvolvendo o layout de acordo com o que os donos desejavam e acredito que seja um projeto bem do tipo que vc falou, parecido com o FACEBOOK e outras redes sociais contendo a mesma facilidade e ferramentas destas grandes redes.

Neste caso não foi na verdade uma configuração que eu fiz, mas uma customização através de criação de muitos códigos e funcionalidades mas a base do ELGG e dos plugins nos dão muita facilidade para isso.

Então não basta só usar o que tem, acredito que seja preciso desenvolver mesmo para que chegue ao ponto que se deseja.

Em relação a servidores já testei muitos e acredito que os melhores sejam os dedicados da ARVIXE, são rápidos eficientes, o suporte é ótimo e o preço é bem em conta. Um dedicado chega a custar 300 reais ao mês.

• Felix, estive vendo o Farobook. Minha próxima habilidade a aprender com o ELGG é mudar o visual da rede que administro. Já li um um tutorial, mas não entendi bem. Como você fez esse arranjo? Editou diretamente algum arquivo CSS do ELGG? Mexe-se em arquivo PHP?

• Olá Intraespo na verdade toda a customização da rede é feita através de plugins. No caso do www.farobook.com.br eu criei um plugin de pagina inicial, depois outro para modificar a pagina de registro, um thema proprio que fiz usando outro thema já existente e neste caso personalizei o thema mexendo nos arquivos phps e CSSs a fim de alcançar o desejado.

Mudei também um pouco alguns trechos de código do próprio ELGG quando não foi possível estender views como no caso do sistema de comentários nativos eu precisei fazer isso para aceitar um outro plugin que construi e dar a rede algumas ferramentas iguais ao facebook, mas não aconselho isso, é mais apropriado estender a views através de novas funções em seus proprios plugins. Assim é melhor se vc pretender atualizar no futuro não terá problemas. Eu só modifiquei porque tive problemas com bibliotecas de javascripts e não consegui resolver da forma que precisei então tive que modificar mesmo o núcleo para esta rede em questão. Mas comentei o código e esta mudança no futuro poderá ser desfeita.

Resumindo é necessário ter um certo conhecimento de php e css principalmente, mas acredito que um pouco de conhecimento disto já da para fazer boas mudanças.

Um bom ponto de partida é estudar o código de plugins já existentes, entender a sintaxe do código, toda a ierarquia seguida pelos desenvolvedores. Para themas personalizados eu sugiro que vc baixe themas simples e comece a mudar nos aquivos CSS as posições, cores, menus rodapés, topo etc. depois de se entender como estes plugins funcionam e quando vc já estiver bem familiarizado com os códigos será fácil construir seus proprios themas e plugins.

• Obrigado Felixrubens, suas dicas foram claras e precisas. Dá para tomar um rumo bom com elas. Eu tive que parar meus estudos de ELGG e estou voltando agora.  Espero finalmente avançar além do básico

Elgg Brasil

Elgg Brasil

Comunidade para desenvolvedores brasileiros usuários do Elgg.