Carregamento de página demorado

A minha rede tem 580 membros e continua crecendo.  Noto que o carregamento da página está lento. As vezes tenho que clicar duas vezes no link.  Já tive a reclamação de um usuário.  Alguem passou ou passar por algo assim? O que poderia ser feito para melhorar?  grato!

  • não como elegg mas como webdesign é o que eu diria a qualquer cliente menos é mais o elegg tem muitos plugins e muita coisa pra carregar ele já carrega um cache considerável talves se tivessem mais páginas em vez de widgets isso seria melhorado

    mas como não é a forma e melhorar o servidor mesmo

  • Amigo, o elgg gasta muito processamento realmente... são muitos plugins e tudo sendo executado a cada requisição... com muitos acessos isso fica realmente complicado. Se você possui uma hospedagem simples sua aplicação concorre com muitas outras no servidor e a memória por site é muito pequena. Possuo um servidor dedicado que contratei por esse problema ... com isso tenho mais recursos pois a máquina é só minha rsrs....

     

    Caso tenha interesse podemos negociar para você hospedar seu site em meu server... posso reservar uma memória maior... com certeza sua aplicação vai ter uma performance melhor.

     

    Abraço!

  • Agradeço pela atenção dedicada dos amigos Skrinternet e Gustavo Caldeira.  Que bom tenho solução.  A minha hopedagem é simples. Meu servido permite serviço de hospedagem pequeno, médio e grande e od edicado tb.  Eu uso o médio então vou alterar para o grande mas já tô prevendo o dedicado.  Dedicado é caro. Então Gustavo a grana o que pdoeria fazer por mim em uma hospedagem dedicada?  Acredito que aindo suporto uns 2 meses na minha hospedagem atual. mas a rede tá crescendo rápido demais.

  • Mudei o plano de hospedagem para VPS.. melhorou muito..valeu pela dica.

  • @Vagsiarom: Uma dica: Não se contente com a VPS do jeito que veio. Aqui eu dobrei o desempenho do site fazendo tunning no VPS. Instalei memcache para evitar excesso de IO no MySQL, apc para deixar o código PHP em cache e habilitei o mod_deflate no apache. O site está voando baixo, mesmo numa VPS meia boca. Estou pensando em escrever um tutorial em portugues ensinando a fazer esse tipo de ajuste no servidor.

  • Seria uma boa compartilhar essas dicas Ray J... tenho um server dedicado, mas sou desenvolvedor e não tenho conhecimento avançado nesses ajustes.

  • @Gustavo: E você acha que eu tenho? Sou programador também, e ainda por cima em .NET. PHP é mais pra passar o tempo mesmo. :

    Levei uns dois meses pesquisando até conseguir deixar tudo legal.

    Vou colar os links em inglês aqui até construir algo mais mastigado pro pessoal. Existem certas nuances na instalação que variam de servidor para servidor. Mas como a maioria dos VPS usa Centos, acaba ficando simples.

  • Aqui vai. Primeiro os links para instalar APC. É um cache de código para PHP. Como se fosse um "compilador". Dá uma boa diferença na execução de código. Eu usei uma mescla dos dois tutoriais, por isso é bom ter pelo menos uma noção básica do que está sendo feito. Mas juro pra vocês que sou um zero a esquerda em linux e consegui.

    http://blog.joomlaworks.gr/install-apc-on-a-whmcpanel-server-1128-the-ea

    http://linuxsysadminblog.com/2011/05/howto-install-apc-on-cpanelwhm/

    Instalação do mencached. Ele dá uma PUTA diferença usando ELGG em VPS, pois VPSs tendem a ter um IO lento, devido ao HD estar sendo compartilhado por várias máquinas virtuais. Com o memcached configurado, as últimas consultas ficam em memória. O consumo de CPU é irrelevante e a resposta fica rápida pois ele não precisa ir no MySQL pra rodar as trocentas queries que o Elgg faz a cada clique. Leiam com muito cuidado o que está sendo explicado ali e nem preciso dizer para testarem numa base de homologação primeiro.

    http://sudomakeinstall.com/linux-systems/install-memcached-to-cpanel

    O terceiro item é padrão no WHM. É só rodar o easy apache e instalar o mod_deflate (Ignorem o mod_gzip e usem apenas o deflate mesmo). Após habilitar o mod_deflate, editem o .htacess e insiram o código abaixo caso ele não exista. Se eu não me engano o ELGG já deixa o htacess mastigado, mas não me recordo.

    ## Apache2 deflate support if available
    ##
    ## Important note: mod_headers is required for correct functioning across proxies.
    ##
    <IfModule mod_deflate.c>
        AddOutputFilterByType DEFLATE text/html text/plain text/xml text/css text/javascript application/javascript application/x-javascript
        BrowserMatch ^Mozilla/4 gzip-only-text/html
        BrowserMatch ^Mozilla/4\.[0678] no-gzip
        BrowserMatch \bMSIE !no-gzip

    <IfModule mod_headers.c>   
        Header append Vary User-Agent env=!dont-vary
    </IfModule>   
       
        # The following is to disable compression for actions. The reason being is that these
        # may offer direct downloads which (since the initial request comes in as text/html and headers
        # get changed in the script) get double compressed and become unusable when downloaded by IE.
        SetEnvIfNoCase Request_URI action\/* no-gzip dont-vary
        SetEnvIfNoCase Request_URI actions\/* no-gzip dont-vary
       
    </IfModule>

  • Vlw... também sou programador .NET e uso PHP com hobby rsrs...

     

  • @Gustavo: Me avise se os tutoriais funcionam. Eu uso um VPS do Hostgator e foi relativamente fácil fazer essas melhorias. Nem abri chamado com eles.

Elgg Brasil

Elgg Brasil

Comunidade para desenvolvedores brasileiros usuários do Elgg.